domingo, 16 de setembro de 2018

JUDAS, PERSONAGEM CONTROVERSO.

Um dos personagens bíblicos que me chama atenção pela complexidade de seu caráter é Judas Iscariotes. Vamos aos fatos...
Após Jesus ter passado uma noite de oração, para que na manhã do dia seguinte, saísse a escolher doze homens que, nos três anos e alguns meses de seu Ministério e vida, estariam sendo preparados para estabelecer as bases do Reino, achado entre estes, Judas, me surpreende.
A responsabilidade assumida por Judas no corpo do discipulado de Cristo denota a confiança que todos depositaram em sua personalidade. Porque não Mateus? Sendo que este estava familiarizado com números, câmbio etc., mas, não, foi ele Judas o eleito para o cuidado da bolsa.
Comentaristas falam dele como um nacionalista, sicário, etc., mas ele se torna conhecido pela traição e por "meter a mão na bolsa" e roubar a "tesouraria" dos pobres.
Acredito que Judas tenha sido uma pessoa de conversa fácil, tapinha nas costas, de olhar comiserado, de abraços calorosos, dos que se dizem compassivos com os que sofrem, dos tipos populares que permeiam nosso mundo religioso; não quero dizer que todos sejam como ele, não! Mas que estamos cercados de coisas parecidas, sim!
Oras! Se nem Jesus escapou de ter um traíra em meio aos escolhidos a "dedo", quanto mais em nossa pequenez, estamos fadados a encontrar com tal caráter.
Os que exercem cargos de lideranças se sujeitam a ter pessoas com "espírito de porco" ao seu redor, por causa de sua responsabilidade e distribuição de funções.
Lideranças Vocacionais, onde a contrapartida oferecida é fruto do desprendimento voluntário e reconhecimento de caráter por parte do outrem, requer a graça soberana de Deus para não se abalar e, convicção de sua chamada ao pastoreio.
Jesus foi Líder por Excelência, mas como Homem, não escapou da fragilidade humana e da falta de caráter.
Hoje, com este poder extraordinário que as Mídias Sociais exercem sobre bilhões de pessoas, os "Judas Tecno", estão em plena atividades, destilando suas mentiras contra caráter de pessoas honradas, pelo prazer em ver a destruição moral de sua vítima.
Judas, o Iscariotes, diferente do outro Judas, meio irmão do Senhor, tomaram rumos diferentes; enquanto o Iscariotes foi a busca de uma corda para se pendurar pelo pescoço, o outro, mesmo tendo uma conversão tardia se posicionou, como: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo: Judas 1:1
Não somos livres de críticas por falharmos, mas temos condições de fazer certo se alguém se dispuser nos ajudar.
Por estes dias falei para alguém:"Você tem tudo para acertar, mas precisa recomeçar". 
O problema de Judas, Iscariotes, foi achar que era esperto para ludibriar os sacerdotes do Templo, assim como roubava os discípulos; mas, quando soube das intenções e, conhecendo o caráter íntegro do Nazareno, foi tarde seu arrependimento. Se ele, no momento que Jesus "molhou o bocado de pão", e deu para que o mesmo comesse, tivesse refletido sobre seus intentos, teria tido um recomeço e terminaria com uma história linda para ser contada pela eternidade; mas, estava determinado, mesmo sabendo que estava errado, para cometer o mal.
Minha oração a Deus é que nos guarde, dos tais que:Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas. Isaías 59:7
Salmo 91 - Neles! Como dizia uma saudosa em sua revolta contra as atitudes dos errados (as): "Queima o Cão, Jesus!" - Ou se convertam!

Nenhum comentário:

Seguidores